segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Matéria de Ciências Naturais do 7º ano 1º Período



Tabela periódica da Terra


Éons Era Período Principais etapas
Cenózico Quaternário Desenvolvimento do ser humano.
Terciário Desenvolvimento dos mamiferos.
Mesósoico Cretácio Plantas com flor ( ext.: diro).
Jurassíco Passaros e mamiferos.
Triácico Dominio dos dinossouros.
Fanerozóico Paleozóico Pérmico Reservas de 
Carbónio carvão
Devónico Prim. Insetos e
Silúrico plantas  terrestres
Ordovicío Prim. Peixes, dominio das trilobites
Câmbrico prim. Seres com conchas
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Pré-Câmbrico Proterozóico Primeiros seres
Pré-Câmbrico Arcaico Fase cósmica da Terra




Fase cósmica da Terra

Primeiro a Terra estava em ebulição

Resultado de imagem para terra em ebulição


Depois começou a arrefecer e formou uma crosta; foi a solidificação da Crosta

Resultado de imagem para solidificação da crosta


Logo a seguir surgiram os vulcões que formaram a atmosfera primitiva; foi o período de alto vulcanismo.




 






Com os gases que os vulcões libertaram para a atmosfera surgiram as chuvas torrenciais

Resultado de imagem para chuvas torrenciais

  




Depois a água da chuva desgastou as pedras e um raio incidiu na água e formou  a 1ª proteína; outro
raio incidiu novamente nessa proteína  e formou os conservados que foi o 1º ser vivo existente na Terra.
Era uma bactéria chamada Cianobactéria.

Correção do Teste

4.Na atmosfera primitiva não existia oxigénio.
7.No filme que visionaste da Terra, de onde apareceu a água que formou os oceanos da Terra?
Dos meteoritos.
7.1 Qual foi a outra substância que teve a mesma origem e que foi responsável pela formação dos
seres vivos?
As proteínas.
9.1 Porque é que os seres vivos, para se tornarem fósseis, têm de ser imediato enterrados?
Para que o ambiente e a ação dos seres vivos não o destruirem e também para ocorrer a
fossilização.


Condições para a vida na Terra

1- Distância ideal do Sol
2- Água no estado líquido
3-Temperatura ideal (22ºC) em média
4-Camada de ozono
5-Atmosfera rica em oxigénio
6-Alimento disponível

Um fóssil é um resto, marca ou vestigío de um ser vivo que ficou preservado na rocha.
Etapas:

O ser vivo vive feliz;
Morre e é enterrado de imediato.É porto ao abrigo do ar e dos agentes decompositores;
Gradualmente ao longo dos milhões de anos o material do ser vivo é substituído pela rocha;
Passado milhões de anos aparece á superfície, por erosão, por dobras e falhas;
E é descoberto.

Processos de fossilização

Mineralização- ocorre quando substâncias minerais são depositadas em cavidades existentes em ossos
e troncos. É assim que se forma a madeira petrificada.



Incrustação- ocorre quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo e se depositam
em torno do animal ou planta, revestindo-o, como por exemplo acontece em animais que morreram no
interior de cavernas.Os materiais mais comuns são calcite, pirite, limonite e sílica.
Imagem relacionada
Carbonização- ocorre quando há perda de substâncias voláteis restando uma película de carbono.
è mais frequente nos restos de seres vivos contendo quitína, celulose ou queratina.

Mumificação- ocorre quando o ser vivo ficou aprisionado em âmbar ou em gelo. É o mais raro de
todos os tipos de fossilização, mas devido ao âmbar (resina) e ao gelo, o ser vivo conserva as
suas partes moles, dando-nos informações preciosas sobre o ser vivo. Ele fica conservado.


Imagem relacionada


  




Moldagem- processo mais vulgar, resulta do preenchimento interno das partes duras do ser vivo por
sedimentos ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo..

Resultado de imagem para moldagem de ser vivo

Marca ou impressão- ocorre a conservação de vestígios dos seres vivos, como pegadas, marcas de folhas etc;A figura seguinte mostra a impressão de folhas, num xisto, a que se juntou, para termo de
comparação, folhas reais de uma planta da mesma espécie que ainda vive nos nossos dias.


Fósseis importantes para a Ciência

Fósseis de Idade- possuem como característica a ampla distribuição geográfica e a pequena
longevidade, isto é, são constituídos por formas que tiveram período de grande expansão geo-
gráfica mas experimentaram evolução biológica rápida, de modo a que apenas se encontram
em pequena espessura de sedimentos e faltam totalmente nos que se lhes sobrepõem e nos que
lhe estão subjacentes.

Fósseis de Fáceis- estes são os que nos fornecem indicações, quer quanto ao meio em que viveram
as formas vivas de que derivaram, quer quanto ás condições de formação dos terrenos que os contêm.
O estudo dos fósseis (Paleontologia) é importante porque nos permite explorar o passado e perceber o que é que aconteceu na Terra.

Princípios

Princípio da sobreposição- diz que a camada que está por baixo é mais antiga que a camada que está
em cima, desde que não tenha havido nenhuma deformação terrestre(dobras e falhas).

Princípio da Idade Paleontológica- principio que considera que os estratos que os estratos que contenham
a mesma associação de fósseis são da mesma idade.

Princípio da Horizontalidade Inicial- principio que estabelece que a deposição de sedimentos, caso não
ocorram perturbações, dá lugar a estratos originalmente horizontais.

Principio das Causas Actuais- usa-se o conhecimento actual para explorar o passado.

Tabela da estrutura da Terra



Camadas Profundidades Temperatura Constituição Descontinuidades Subcamadas Estado Físico Profundidadess
Crosta 0-30Km 0-900ºC Materiais rochosos essencialmente constituidos por alumínio e silício Descontinuidade de Mohorovicic Crosta Continental Crosta Oceânica Sólido           Sólido   0-12Km
  0-70Km            
Manto 30-2900Km 700-4000ºC Materiais silicatados Descontinuidade de Guttenberg Manto superior         Manto inferior Pastoso               Sólido 30-700km            700-2900Km
Núcleo 2900-6371Km 4000-9000ºC Ferro e Níquel Núcleo externo Núcleo interno Líquido        Sólido 2900-5150Km     5150-6371Km


Litosfera- esfera das rochas 0-150 Km
Astenosfera- esfera do magma 150-700 Km
Mesosfera- esfera média 700-2900Km
Endosfera- corresponde ao núcleo 2900-5150Km

Aqui estão os 3 principais modelos da Terra:





















Ao longo da realização deste trabalho aprendi como fazer e construir blogs. Também aprendi coisas sobre a matéria que estava com algumas dificuldades, tais como os vários tipos de processos de fossilização e os principais modelos da Terra.
Em geral aprendi que através dos blogs também se pode estudar.


1 comentário:

  1. Cada assunto é um post!
    O teu portefólio está incompleto, não tem todos os assuntos tratados nem a reflexão.

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